Quando falamos de bancadas para cozinhas duas coisas principais que devemos levar em conta são: resistência e praticidade para o uso, não deixando de lado sua elegância.

Embora, a princípio, os armários sejam o principal destaque de decoração da sua cozinha, nunca subestime o impacto que uma bancada pode dar nesse ambiente.

Junto com o piso, ele fica em um plano horizontal, tornando-o altamente ressaltado, por isso é importante dar a devida consideração e, não apenas tratar essa escolha, como uma segunda opção.

Os materiais para bancadas de cozinha mudaram radicalmente nos últimos anos, oferecendo uma vasta escolha para todos os orçamentos.

As tendências de layouts de cozinha, tais como: americana, ilha e península levou à introdução de materiais de luxo dando destaque a outros ambientes em conjunto.

Nesse artigo vamos falar um pouco de algumas para facilitar a sua escolha antes de investir em uma bancada e se arrepender de sua escolha.

 

Defina seu orçamento

As bancadas estão disponíveis em diversos materiais e preços, logo a sua escolha deve ser orientada pelo quanto você pretende gastar nesse item da cozinha.

Opções mais baratas podem ser uma boa ideia, mas podem não durar tanto.

Se o orçamento estiver apertado, tente misturar e combinar suas bancadas. Coloque pedras mais caras em áreas com muito fluxo de trabalho, como o fogão ou pia e outro revestimento mais barato em outros lugares.

 

Determine qual será a disposição da sua cozinha

Essa decisão é importantíssima. Se já foi decidido, isso já nos dá uma boa direção para qual material da bancada escolher.

Importante destacar que bancadas retas são mais baratas e modelos com muitos detalhes e recortes tendem a ser mais caros, devido a perda do material na hora do recorte.

 

Escolha o melhor material de bancada para sua cozinha

Os materiais mais populares para bancadas de cozinha – granito, madeira, pedras industrializadas e aço inoxidável, possuem características diferentes, por isso vamos analisar cada uma separadamente.

Bancadas feitas sob medida – mármore, concreto, Corian – são bastante caras e podem não estar compatível com seu orçamento, então você pode optar por um material parecido e com qualidade semelhante.

 

Bancadas de madeira

O que é uma bancada de Madeira: normalmente são utilizadas madeiras maciças, tais como carvalho, cerejeira e até bambu. É interessante escolher sempre uma madeira sustentável.

Essas bancadas requerem cuidados especiais para mantê-las protegidas, cada tipo de madeira possui diferentes recomendações e é muito importante seguir as instruções do fabricante. Dependendo da frequência do uso, devem ser seladas para evitar ressecamento e rachaduras.

Sugestão de aplicação: Preparação de alimentos e áreas de jantar, por exemplo, ilhas e bufê de café da manhã, podendo ser incorporado em uma decoração contemporânea usando vidro ou aço inoxidável para adicionar uma sensação de calor.

Qual a durabilidade:  Se as madeiras forem devidamente seladas e mantidas, elas durarão por muito tempo, mas não use a bancada como uma tábua de cortar, nem coloque panelas quentes diretamente sobre a madeira, pois ela pode queimar.

A madeira precisa de manutenção, por isso evite a exposição direta ao calor, a exposição prolongada ao sol e prefira colocar uma torneira de parede afim de não criar um ponto de fragilidade na madeira que no futuro pode ser danificado.

Limpe instantaneamente os líquidos derramados, para evitar manchas.

A vantagem é que qualquer arranhão ou mancha pode ser lixada e a bancada restaurada por inteiro, sua limpeza deve ser com água morna, detergente e um pano macio é tudo que você precisa.

 

Bancadas de pedras industrializadas Dekton

O que é uma bancada de Dekton: é composto pelas mesmas matérias primas usado na fabricação do vidro, porcelânicos de última geração e superfícies de quartzo. E, por esse motivo, é o melhor e mais resistente da categoria de pedras industrializadas.

Sugestão de aplicação: podem ser usadas em qualquer lugar, nas cores cinza escuro e preto fica fabuloso em cozinhas modernas e contemporâneas, caso a sua decoração seja mais tradicional, escolha os tons neutros, como creme.

Qual a durabilidade: muito resistente a altas temperaturas sem ficar queimada e sem rachar, sendo possível colocar panelas quentes e objetos recém-tirados do fogo direto sobre ela, além de não sofre alterações de cor ao longo do tempo.

Mesmo sendo resistente a riscos, recomenda-se a utilização de tábuas para cortar. Esse material é completamente à prova de manchas, até as mais difíceis de remover, como vinho, café, ferrugem, podem ser removidas facilmente com um pano úmido.

 

Bancadas de granito

O que é uma bancada de granito: é composta principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ela é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais. Isso faz com que o granito tenha uma aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.

Sugestão de aplicação: qualquer área da cozinha. Escolha entre um acabamento polido clássico ou um acabamento fosco.

Qual a durabilidade:  resistente ao calor e aos riscos, mas devemos tentar evitar arranhões, é o melhor de todos os materiais naturais, ele pode suportar altas temperaturas, é resistente à água e impermeável à maioria das manchas, mas o vinho e os ácidos devem ser limpos imediatamente para evitar danificar a pedra. e geralmente precisam ser protegidos por um selante especial.

 

Bancadas de Corian

O que é uma bancada de Corian: é um material sintético para superfícies sólidas sua composição é de resina acrílica e de hidróxido de alumínio.

Sugestão de aplicação: áreas molhadas, sendo perfeito na realização de bancadas, além de ser disponível numa variedade de cores.

Qual a durabilidade: é resistente ao calor até 250 °C, porém ainda é melhor usar um apoio quando for colocar panelas quentes sobre a bancada.

Referente a  riscos, quando ocorrerem, podem ser polidos.

 

Bancadas de aço inoxidável

O que é uma bancada de aço inoxidável: durável, resistente ao calor, higiênico e impermeável à água, o aço inoxidável é uma liga de ferro resistente à ferrugem.

Sugestão de aplicação:  em torno da pia, no fogão e em todas as áreas de preparação de alimentos. O aço inoxidável é o favorito da cozinha do restaurante e ótimo para criar a estética industrial em sua casa, você pode agrupá-lo com outros materiais para suavizar a aparência.

Qual a durabilidade: muito forte, impermeável, resistente ao calor e ao ácido. Projetos simples podem ser cortados de uma única lâmina, evitando a necessidade de juntas. É muito fácil manter-se limpo com o limpador de aço inoxidável.

 

Bancadas de concreto

O que é uma bancada de concreto: é projetado para suportar muitos usos pesados ​​e vem em uma variedade de cores padrão de concreto (de branco a cinza) e pode ser misturado com pigmentos para cores mais fortes. As bancadas de concreto polido são planas e lisas, mas o concreto é poroso e pode manchar, e é pesado, portanto, um reforço extra pode ser necessário.

Sugestão de aplicação: uso geral, mas sempre use tábuas de cortar para preparação de alimentos, vai precisar usar um selante de grau alimentício ou cera de acabamento para evitar a absorção de água e manchas.

Qual a durabilidade: é um material incrivelmente durável, mas também é propenso a arranhões.

 

Bancada de Granilite

O que é uma bancada de Granilite: é composto de uma base cimentícia (areia e água, cimento branco) onde são adicionados grânulos de minerais (quartzo, granito, mármore, vidro).

Sugestão de aplicação: esse material é muito versátil, e pode ser utilizado em toda a bancada.

Sua limpeza deve ser feita com bucha e sabão neutro, evitando danificar o granilite. Deve ser feita uma  manutenção com resina a cada 2 anos.

Qual a sua durabilidade: realizando a manutenção deve durar até 40 anos.

 

Bancada de Silestone

O que é uma bancada de Silestone: é uma pedra industrializada, composta por resina de poliéster, pigmento e 94% de quartzo natural, fabricado com alta tecnologia, mediante um processo chamado Sistema de Vibrocompressão a Vácuo, tornando-o muito duro e resistente (mais do que o granito).

Sugestão de aplicação: pode ser utilizado em toda a bancada. Ele possui proteção antibacteriana, que garante o máximo de higiene, além de ser altamente resistente a riscos e manchas e possuir um baixo nível de absorção de fluidos.

É recomendado não expor o silestone a um contato direto e contínuo com uma fonte de calor e nem colocar diretamente em cima panelas quentes. Evitar água sanitária e produtos químicos na limpeza da pedra.

Qual a sua durabilidade: esse material tem uma longa duração, realizando a manutenção necessária com produtos indicados para limpeza diária.

 

Bancada de Mármore

O que é uma bancada de Mármore: é uma pedra natural proveniente do calcário. Forma-se pela alta pressão, sendo uma rocha metamórfica, caracteriza-se por seus veios.

Possui vários acabamentos de superfície que podem ser aplicados ao mármore.

Polido: feito a partir de lustração. Indicado para áreas internas; tem aspecto liso e brilhante.

Bruto: é a superfície de mármores e granitos sem qualquer acabamento.

Jateado: acabamento de superfície à base de jato de areia. Sem brilho, é indicado para áreas externas.

Levigado: é lixado com abrasivos até deixá-lo liso, seu aspecto é opaco, semi-polido.

Cristalização: tratamento realizado na pedra por uma empresa especializada, com a função de criar uma película protetora.

Resinado: feito a partir da aplicação de resina líquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior.

Sugestão de aplicação: pode ser utilizado em toda a bancada.

Deve-se ter cuidado na limpeza desta pedra. Utilizar apenas um pano úmido. Evitar produtos oleosos, água sanitária, ácidos e produtos corrosivos.

Qual a sua durabilidade: realizando a limpeza adequada e cuidados que esse material exige, sua durabilidade é muito longa.

 

Conclusão

Agora podemos escolher, qual a melhor bancada de acordo com nosso perfil de usuário, a disposição deseja para a cozinha e com os cuidados exigidos de cada material.

Pin It on Pinterest

Share This