O banheiro é um ambiente, onde devemos pensar bem antes de realizar uma reforma, pois normalmente só temos um banheiro em casa e não podemos ficar sem ele não é mesmo?

Vamos sugerir algumas dicas que podem nos ajudar no gerenciamento de sua reforma!

1-Verifique as condições gerais do banheiro

Antes de dar início à demolição, temos que verificar se o banheiro possui algum vazamento, infiltração nas paredes ou registros para serem trocados.

Como analisar essas condições :

  • Verificar se possui manchas no piso ou revestimento;
  • Verificar se o registro está em boas condições, sem vazamento;
  • Verificar mofo nas paredes;
  • Verificar se piso ou revestimento, não estão descolando ou soltando

2-Contrate um profissional qualificado

Um bom profissional para execução da obra, consegue analisar o problema existente e lhe dar a melhor solução para conserto ou adequação de suas ideias para reforma.

3-Observe as regras do condomínio

Se você mora em prédio, verifique no manual do proprietário os horários em que a obra pode ser realizada. Conversar com o vizinho do andar de baixo é crucial antes de dar  início as obra para evitar transtornos.

Com ajuda profissional, analise na planta baixa de sua unidade, onde está localizado os canos e colunas, para não ter problema na execução da obra e consiga adequar o seu desejo de ter um banheiro reformado sem preocupação.

No caso de instalação de banheiras, é necessário um profissional como arquiteto ou engenheiro para verificar a possibilidade. 

4-Escolher o estilo do seu banheiro 

Tendo feito a vistoria dos problemas, agora chegou o momento de pensar como será o novo estilo para a reforma do seu banheiro. Ex: troca de revestimento, louças e metais. 

5-Cor

É importante ter em mente alguns fatores para escolher as cores de seu banheiro: espaço físico do ambiente; iluminação natural disponível; estilo decorativo desejado e também o tipo de banheiro que você irá decorar. Procure escolher cores que, não deixe os usuários enjoados, pois não reformamos com tanta frequência.

As melhores cores para banheiros pequenos são as cores frias, já que proporcionam uma sensação de maior conforto. Por ampliarem o ambiente, as cores frias para banheiro fazem com que o comodo pareça maior.

Já as cores quentes são melhor utilizadas em banheiros de maiores dimensões, visando obter o efeito contrário. Com o uso de cores quentes para banheiro, você obterá um ambiente mais aconchegante e mais confortável.

6-Pintura

Muitas pessoas tem um certo receio em relação ao uso da pintura no banheiro, hoje possuem tintas especificas para esse fim, exceto área do box que deve ser revestido com uma cerâmica.

Essas tintas devem ser acrílica ou epóxi, onde podem suportar o vapor gerado pelo chuveiro.

7-Papel de parede

Hoje em dia há papéis de parede específicos para serem usados em áreas úmidas, como os banheiros. O nome do papel de parede lavável ou impermeável, ou seja, que pode ser molhado, é papel de parede vinílico que é uma ótima solução para mudar o banheiro sem precisar de grandes investimentos, quebradeira e sujeira.

8-Revestimento 3D

O revestimento 3d, possui várias possibilidades de composições e desenhos, está sendo muito usado em vários ambientes, inclusive nos banheiros. Nesta área, os modelos mais indicados são em PVC e porcelanato. Isso porque eles são mais fáceis de limpar e mais resistente a ambientes úmidos.

9-Iluminação indireta

A iluminação é outra opção de mudança que, normalmente, não requer tanto quebra-quebra. A iluminação indireta, com lâmpadas em sancas e espelhos, continua sendo uma alternativa elegante e moderna.

Contudo, sua aplicação requer estratégia. É necessário estudar bem o local para checar os melhores lugares para os pontos de luz. Do contrário, há o risco de ter sombra justamente no espelho. 

10-Aromas

Além das cores, os aromas também ajudam a tornar o ambiente mais agradável e relaxante. Considere incluir na decoração do seu banheiro difusores, velas perfumadas e até mesmo plantas aromáticas.

11-Tubulação aparente

Usando Tijolos tipo brick, concreto e tubulação aparente fazem uma ótima composição  no estilo industrial e fácil manutenção.

12-Menos é mais!

Excluir excessos e adotar somente o essencial é um estilo de vida minimalista. Um ambiente simples não é necessariamente um ambiente sem vida, sem cor ou sem graça, mas sim um ambiente que tenha o essencial para trazer conforto e funcionalidade.

Utilizando cores neutras, como branco, cinza e preto e formas geométricas simples traz elementos de destaque.

13-Chuveiro de teto

Além de deixar o ambiente mais charmoso, o chuveiro de teto pode ser instalado com facilidade por qualquer profissional especializado.

Nesse caso é importante que o teto tenha forro de gesso, que o chuveiro funcione por aquecimento via gás ou solar e que tenha registro para água quente e fria. A tubulação de água precisa chegar no teto e não só até a parede como nos modelos convencionais.

Não é exatamente como trazer a sensação de banho de chuva para dentro de casa, mas os chuveiros de teto costumam ter mais vazão de água e a altura de quem usa não interfere na colocação.

14-Elementos duplos

Dependendo do tamanho do banheiro e do estilo de vida do casal, uma boa solução é aderir em elementos duplos, como duas cubas na bancada e dois chuveiros no mesmo espaço do box, facilitando na rotina diária dos moradores.

15-Cuba do lado de fora

Caso tenha um banheiro muito pequeno, podemos aderir para uma utilização de cuba no lado de fora, podendo aproveitar melhor o espaço no interior e facilitando para seus usuários.

16-Espelhos

Um espelho no banheiro é muito importante como elemento de decoração, sem contar que ele melhora bastante o aspecto do banheiro, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Dê preferência para os modelos que não embaçam.

Essas foram as dicas que separamos para você, espero que tenha gostado!

Pin It on Pinterest

Share This